ALIMENTOS PARA MANTER A JUVENTUDE
ALIMENTOS PARA MANTER A JUVENTUDE

Todos nós corremos atrás da fonte da juventude, seja através de plásticas, peelings, botox e tantas outras armas que a medicina estética nos apresenta. O problema, é que esquecemos de uma parte importante na luta contra o envelhecimento, a alimentação. É isso mesmo, alguns alimentos têm a capacidade de deixar-nos mais cheios de vida, saudável e, por que não dizer, mais novos!

Os radicais livres são grandes aliados do envelhecimento precoce e, por isso, temos que acabar com o mal pela raiz. "Para neutralizar a ação destes radicais é necessário uma alimentação adequada com nutrientes antioxidantes, como vitaminas C e E, betacaroteno, zinco, selênio e manganês".

Contudo, o consumo desses nutrientes deve ser através dos próprios alimentos, "pois a suplementação sintética isolada de vitamina C aumenta a oxidação de ácido ascórbico, não contribuindo para a defesa antioxidante". Abaixo, uma lista com alimentos que o deixarão novinho em folha:

Soja
É um alimento rico em isoflavona e, se for consumido junto com um alimento rico em vitamina C, possibilita uma maior resposta antioxidante. O isolado protéico de soja, forma praticamente livre dos fatores anti-nutricionais, alia o alto teor protéico à ausência de gorduras insaturadas (colesterol), além da maior oferta de fibras.

Salmão
Proteína animal com baixo teor de gordura, o peixe deve estar presente em toda dieta saudável. Mesmo os mais gordurosos, como o salmão, têm sua gordura constituída por um ácido graxo chamado ômega-3 que protege o coração, previne infecções, diminui os níveis de LDL e triglicerídeos, eleva o nível de HDL (colesterol bom) e ajuda a reduzir o risco de um câncer de mama.

Laranja
A combinação da vitamina C chamada flavonóides, como a hesperidina, é o que faz da laranja um alimento especial. Juntas, elas se transformam em um agente protetor do organismo, aumentando a resistência do corpo às infecções. A vitamina C também facilita a absorção do ferro, participa da fabricação de colágeno, indispensável para uma pele firme, e age como antioxidante, prevenindo o envelhecimento precoce.

Gengibre
Esta erva aumenta a resistência do corpo e ajuda a remover o colesterol ruim das artérias. Pesquisas garantem que a raiz acelera em até 25% o metabolismo, fazendo com que o organismo queime calorias acima do normal.

Cenoura
Rica em cálcio e fósforo, minerais capazes de fortalecer os ossos e melhorar as contrações musculares; vitaminas B1 e B2, que protegem a pele, os ossos e os olhos e auxiliam a absorção das proteínas; e peptina, uma fibra alimentar que combate o colesterol. Mas sua grande riqueza é o elevado nível de betacaroteno, uma vitamina antioxidante que acelera o bronzeado e faz da cenoura uma poderosa arma contra o envelhecimento.

Arroz integral
Este cereal é riquíssimo em carboidratos, um dos principais combustíveis do organismo. Utilizada pelos adeptos da dieta macrobiótica para desintoxicar o corpo, a versão integral possui nutrientes como minerais e vitamina B1, que estimula o sistema nervoso e os músculos, inclusive o coração. Outra vantagem são as fibras, presentes na casca, que ajudam a reduzir o colesterol, regulam a taxa de açúcar no sangue e aumentam a sensação de saciedade.

Banana
O potássio e as vitaminas C e B6 presentes na banana funcionam como elementos anti-estresse. Estudos comprovam que o potássio pode evitar derrame cerebral especialmente em pessoas que sofrem de pressão alta, problema acarretado pelo aumento de sódio e redução de potássio. O mineral é também um "antídoto" contra cãibras. A banana oferece ainda outros benefícios: o amido da fruta menos madura aumenta a energia de forma sutil e prolongada, o que é ótimo para quem pratica exercícios de longa duração. Já a energia vinda da banana madura é absorvida mais rapidamente. Nessa fase, a fruta também tem efeito calmante, pois estimula a produção de serotonina, substância que melhora o sono e o humor e que, em baixos níveis, causa depressão.

Iogurte
Por ser um derivado do leite, o iogurte possuiu os mesmos valores nutritivos: cálcio, fósforo, proteínas e vitaminas A, B1 e B2. Mas sua grande vantagem é ter, na sua composição, microorganismos vivos e ativos, que favorecem o bom funcionamento do intestino, protegendo-o contra infecções e ajudando a refazer a flora intestinal.

Berinjela
O suco de berinjela é um excelente remédio para quem tem altas taxas de LDL (colesterol ruim) no sangue. No momento, a preocupação dos médicos e nutricionistas é descobrir o princípio ativo desse legume que também parece ser eficaz na queima de gordura.

Brócolis
É um vegetal completo: contém ferro e ácido fólico, que previnem a anemia, e betacaroteno e vitaminas C e E, nutrientes considerados antioxidantes que retardam o envelhecimento, aliviam a fadiga e dissolvem coágulos sangüíneos. O brócolis possui ainda sulforafeno e vitamina A, que protege as células contra o câncer. Um cardápio rico em diversos tipos de alimentos, assim como a maneira de prepará-los, auxilia em uma melhor absorção dos nutrientes antioxidantes, mas lembre-se que todo cardápio deve ser individualizado, para sabermos a quantidade ideal de nutrientes para cada pessoa.